Há exatamente uma semana (16/02/2008), o horário de verão 2007-2008 terminará, retornando o ciclo normal nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil (exceto Mato Grosso). Convém ressaltar que o Norte e o Nordeste se encontram fora do famigerado adiantamento da hora desde 2000-2001. Os Estados do Nordeste foram incluídos naquele ano, mas conseguiram sair depois de recorrer à Justiça. A forçosa alegação dos políticos era que a economia na Região não seria suficiente para justificar o desconforto da população. Com isso, toda a briga política instauradas nos governos anteriores fora “encerrada” com o fim da adoção pelo Nordeste.
Historicamente, o horário de verão foi instituído no País em 1931 e até hoje se pergunta qual a utilidade de se adotar a medida que adianta os ponteiros do relógio em 1 hora a menos. Já houve ameaça de racionamento de energia e água, mas a verdade é que nunca foi possível provar que o horário de verão auferisse ganhos econômicos ou sociais. De fato, a única certeza foi que as pessoas passaram a acordar mais cedo para poder chegar ao emprego e isso por si, constitui uma chatice desnecessária.
Já não bastam termos que agüentar salários atrasados, saúde, educação e segurança pública da pior qualidade, somos obrigados a acordar 4 horas da manhã para chegarmos no horário do trabalho? Escrevo por todos aqueles que sofrem com essa adoção famigerada e contra aqueles que insistem em acreditar que economizamos energia nesse período.
Ainda assim, estou ciente de que há quem goste do horário de verão, embora discorde dos ganhos propalados pela medida. Na verdade, acredito que há prejuízos na seguinte ordem:
- O horário de verão causa grande impacto em pessoas que tem problemas ligados ao sono, isto é, o chamado relógio biológico.
- Afeta a segurança daquelas que tem que sair de casa quando ainda está escuro, no caso do Brasil, principalmente em grandes cidades.
- Obrigam as pessoas a se programarem com excessivo zelo para ir às agências bancárias pagar contas, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora, para compatibilizar com o horário de Brasília.
- Causa impacto nos sistemas de informática em uso nas empresas. Estes sistemas precisam ser desligados e religados para que a atualização de horário não provoque problemas internos nos programas e nem efeitos indesejáveis. O mesmo acontece para a volta ao horário normal.
Assim, somado a certeza de que a economia de energia é uma pura retórica concluo esse discurso certo de que seria bem mais viável revogar o Decreto que institui o horário de verão ( o atual é o nº. 6.212, de 26 de setembro de 2007).
Para Saber mais veja em:
http://www.expressojuridico.com.br/index.php?pagid=NAWmwme&id=103&tipo=ZGXUw&esq=NAWmwme&id_mat=6201
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora_de_Ver%C3%A3o
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1923751-EI306,00.html
Carlos Henrique Carvalho
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Para que serve mesmo o horário de verão?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário