quarta-feira, 9 de junho de 2010

A greve é justa!


Por Carlos Henrique Carvalho


A população de Fortaleza tem todo o direito de manifestar-se, revoltar e protestar, mas jamais contra uma categoria desvalorizada e que reivindica de forma legítima os seus direitos. Sou a favor de toda e qualquer manifestação grevista que tenha o objetivo de buscar melhores condições de trabalho para as classes que sofrem nas mãos de empresários gananciosos.
Enquanto a categoria dos motoristas e cobradores de ônibus mantiver seus propósitos de atuar em defesa de um salário menos indigno, de lutar por melhores instrumentos de trabalho e equilibrar as disparidades existentes no mundo capitalista, defenderei sempre esta classe.
A greve é justa, legítima, porém, quem penaliza a população dependente do usufruto dos ônibus não são os motoristas, nem cobradores, muito menos a categoria que os representa, mas sim, os empresários que se recusam a aceitar a autonomia daqueles que lutam por uma causa justa. Enquanto a categoria luta por um reajuste de 12%, o Sindiônibus oferece apenas 6%. A categoria está certa em manter a greve ate que a última de suas reivindicações seja atendida ou a justiça do trabalho por meio de dissídio determine um valor mais adequado.
No entanto, cabe ressaltar que a diminuição do efetivo da frota de ônibus e as paralisações de prestação de serviço essencial a população que dar sentido ao movimento grevista é plenamente cabível e aceitável, desde que isto não tenha por finalidade mais adiante penalizar os fortalezenses com mais um aumento abusivo nas passagens.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, normalmente as greves são justas na reivindicação dos direitos dos trabalhadores.Mas no caso dos rodoviários, estes não deveriam prejudicar os demais trabalhadores que dependem do transporte para o seu trabalho.Se a questão é com os empresários, eles deveriam sair da garagem com a catraca livre pegando a população sem que esta pagasse a passagem.Os empresários iriam sentir nos "cofres"