domingo, 27 de junho de 2010

A culpa é da bola


Por Carlos Henrique Carvalho

Jabulani é o nome da fera e significa Celebrar da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.
No entanto, nunca se falou tao mal de uma bola como nesta copa. A bola tem sido bastante criticada por jogadores brasileiros. De Felipe Melo (que aplicou carinhosamente o apelido de patricinha) a Luís Fabiano (que chamou a bola de sobrenatural ou fantasma), Júlio Baptista e Robinho qualificaram a bola da Copa como "muito ruim". Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado. Desde entao, os goleiros tem tomado estrondosos frangos e os atacantes perdidos gols absurdamente incriveis.
O fato é que desculpas a parte, quase todos os jogadores que estão nesta copa ganham salarios astronomicos e dao desculpas estaparfudias para justificar o péssimo futebol praticado. Assim, para justificar prontamente a ruindade, os jogadores fizeram discursos elegendo a Jabulani como a grande vilã, a verdadeira culpada pelo frango pavoroso de um goleiro ou pelo gol mais feito perdido de atacante, como se a bola tivesse vida própria e o dom de desviar naturalmente da trajetória certa de uma defesa ou de um gol.
Mas realmente posso concordar com uma coisa: uma bola sempre terá vida própria quando se trata de fugir dos jogadores pernas de pau que deitam e sobram nos campos da África do Sul. Para ruindade muita, pouco futebol resta, mas desculpas nunca faltarão. E vida longa a Jabulani!

Nenhum comentário: