segunda-feira, 21 de junho de 2010

A anti revolução francesa e o Dunga


Por Carlos Henrique Carvalho


“A estátua de bronze ...(ele a acaricia) Pois bem, este é o momento. A estátua de bronze está aí, eu a contemplo e compreendo que estou no inferno. Eu garanto que tudo estava previsto. Eles previram que ia ficar na frente desta lareira, passando a mão nesta estátua, com todos estes olhares sobre mim. Todos estes olhares que me devoram... (ele se vira de repente). E vocês, são apenas duas? Ah, eu pensava que vocês seriam muito mais numerosas. (Ri) Então, é isto o inferno. Eu não poderia acreditar... Vocês se lembram: enxofre, fornalhas, grelhas... Ah! Que piada. Não precisa de nada disso: o inferno são os Outros.” (Jean-Paul Sartre, in: Entre quatro paredes)

Analisando dois fatos que vem acontecendo nesta copa, percebo como as relações concretas são profundas. A França vem anti revolucionando o mundo do futebol não pelo seu jogo ruim, mas pela péssima relação que vem mantendo entre os membros de sua equipe. Trata-se de uma anti revolução nas relações humanas, entre os jogadores e membros da seleção com agressões, ameaças, pedidos de demissão e corte de jogador.
Enquanto isso, o treinador brasileiro Dunga vem desfiando sua língua sincera, porem, ferina contra membros da imprensa que vive a falar mal de sua seleção, a reclamar do modo como o Brasil vem jogando. Isto aconteceu após mais uma vitoria na copa, desta vez contra a Costa do Marfim, numa atuação convincente. O Dunga age coerentemente contra o comportamento manipulador das redes de comunicação e, sobretudo, de alguns jornalistas medíocres, que desde antes do inicio da copa vive plantando noticias de brigas, intrigas e picuinhas na seleção. No entanto, vem dando um péssimo exemplo de educação e grosseria, chegando ao ponto de agredir verbalmente os jornalistas parasitas e tendenciosos que cobrem esta copa.
Enquanto uns brigam, Portugal aplica uma das maiores goleadas da história dos mundiais ao fazer 7 gols em cima da Coréia do Norte. E viva o futebol!!

Nenhum comentário: