quinta-feira, 9 de abril de 2009

Que Judas merece ser malhado?


O feriado da Semana Santa tem um significado especial para os cristãos. No século IV, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição.

Dos rituais mais praticados pelos católicos, a malhação de Judas merece ênfase. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas das cidades e, em seguida, atear fogo.

"O Judas queimado é uma personalização das forças do mal e constitui vestígio de cultos agrários, em muitas partes do mundo. Vários historiadores registraram o uso, quase universal, de festas de alegria no início e fim das colheitas, para obter melhores resultados nos trabalhos do campo.

Queima-se um manequim representando o deus da vegetação. Pela magia simpática, o fogo é o sol e o processo se destina a garantir às árvores e plantações o calor e a luz indispensáveis, submetendo a figura ao poder das chamas. O sacrifício do mau apóstolo é, então, uma convergência de tradições vivas no trabalho agrícola.

No Brasil, é costume antigo fazer-se o julgamento de Judas, sua condenação e execução. Antes do suplício, alguém lê o "testamento" de Judas, em versos, colocado especialmente no bolso do boneco. O testamento é uma sátira das pessoas e coisas locais, com graça oportuna e humorística para quem pode identificar as figuras alvejadas.

Judas, apóstolo traidor, cognominado Iscariotes por ser oriundo de Carioth, cidade ao Sul de Judá, já um ano antes da Paixão de Jesus tinha perdido a fé no Mestre, mas continuava a acompanhá-lo por comodidade e para ir furtando do que ofereciam aos apóstolos".

Neste sentido, quem hoje tem se comportado como um verdadeiro Judas, merecendo passar pelo ritual da malhação? Que políticos, religiosos, personalidades artisticas, esportivas ou simples anônimos tem agido de má-fé a ponto de ir pra fogueira?

A foto é de Eurico Dantas e pode ser encontrado em: http://extra.globo.com/blogs/fotografia/post.asp?t=malhacao-de-judas&cod_Post=53811&a=183

Para saber mais sobre esta brincadeira:

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0116.htm
http://www.ufsc.br/~esilva/BrincaJudas.html

Carlos Henrique Carvalho

Um comentário:

Rafa Morales disse...

com certeza malandragem alexandre nardoni e o paraiba lindemberg serão OS JUDAS DA VEZ.