terça-feira, 21 de abril de 2009

Abril: mês de comemorações e feriados


Neste mês, comemora-se algumas datas significativas para muitos. Dentre as datas pode-se citar, o dia do indio, excessivamente maltratado (dia 19), Tiradentes (dia 21) e o "descobrimento" do Brasil (dia 22).

Para entendermos o dia do índio, retrocedemos para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Quanto ao enforcado e esquartejado Joaquim José da Silva Xavier, vulgo, Tiradentes, considerado o martir da Inconfidência Mineira, a revolução que não aconteceu, o dia 21 de abril corresponde ao dia em que ele foi assassinado pelo poder real português.

Por último, o dia 22 é e sempre será uma especulação histórica, por se tratar de um evento histórico ocorrido supostamente em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. A palavra "descoberta" é usada nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus e desconsiderando a presença dos vários povos indigenas, que viviam havia diversos séculos nas terras do atual Brasil.


Enquanto isso, haja dias para encaixar tantos feriados.

Para conhecer mais veja em:

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil

Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: