terça-feira, 28 de abril de 2009

Passagens aéreas: a farra continua



"Não terá sido esta a primeira, nem infelizmente será a última maracutaia do gênero". (Otto Lara Resende para a Folha de São Paulo em 07/08/1992).

Como não poderia deixar de ser, os estranhos bastidores da política nacional continua fervendo com a polêmica das passagens aéreas.
Dessa vez, descobriu-se (a pólvora) que o deputado federal Eugênio Rabelo (PP-CE) teria bancado com verbas da cota de passagens aéreas da Câmara dos Deputados, 77 bilhetes para 27 jogadores, dois técnicos e três dirigentes do clube Ceará Sporting Club, além de parentes e amigos dos atletas e radialistas encarregados de cobrir os jogos do time de futebol. Rabelo, até o ano de 2007 dividia seu mandato de deputado com o de presidente do citado clube, não negou que cedeu as passagens, justificando para tanto, a crise financeira pela qual passava o Ceará.
O problema é que o deputado se serviu de um mandato público para beneficiar uma instituição particular, no caso, os funcionários do clube. Se isto não é improbidade administrativa, não sei que outro nome se pode atribuir a tal maracutaia.
Mais uma situação lamentável no meio lodaçal da política. Pelo visto, a farra continua e não terá fim. Quanto mais leio e releio essas notícias, mais constato que precisamos urgentemente renovar as figuras carimbadas da política nacional.

Ps: Em tempo, estive algumas vezes na Assembléia Legislativa do Ceará com requerimentos solicitando passagens aéreas ou verbas para viajar ao sudeste e ao sul do país com a intenção de apresentar trabalhos acadêmicos de relevância para o Estado e/ou a universidade que representei em congressos e eventos internacionais e nacionais. Infelizmente em todas as vezes foi negado este pedido. Tive que me dispor da bolsa de pesquisa do mestrado e em alguns casos, de ajudas de parentes e amigos para complementar meus gastos com educação.

Ps2: O vídeo que segue é um bem elaborado comentário do jornalista Luiz Carlos Prates que retrata a indignação estampada na cara de qualquer brasileiro.

Para saber mais sobre a farra das passagens, consulte os seguintes sites:

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=255812&modulo=178

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3727928-EI7896,00.html

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2009/04/27/ult59u196605.jhtm

Nenhum comentário: