sexta-feira, 6 de junho de 2008

Raios, relâmpagos e trovões


Nessa noite, por volta de duas horas da manhã, a força da natureza novamente se fez presente sobre o céu de nossa cidade. Não falo simplesmente de um temporal como muitas vezes vemos, mas foi algo assustador, intenso e duradouro para quem teme a força que vem das nuvens.
Nessa hora, encontrava-me no recôndito distante da consciência (sonhando), mas subitamente fui obrigado a recobrar a realidade mundana ao constatar a força da luz que entrava momentaneamente no quarto para logo em seguida sumir. Levantei-me e ao chegar no quintal deparei não só com um temporal, talvez o mais intenso visto e vivido em minha existência, mas com a força dos raios e trovões assustadores até mesmo para quem não perde a calma nessas horas.
Em principio, o que estava vendo realmente aparentava não ser nada demais; era uma chuva forte, intensa, sem dúvida. A diferença se encontrava precisamente na força dos raios, relâmpagos e trovões que por horas a fio incomodaram a todos. E nisto, não tive como negar: a chuva era apenas coadjuvante nessa noite.
O fato é que nesse momento, muita gente se recorda apavorada de ter perdido o sono noturno em função do medo de possíveis estragos que essa "força" pudesse causar. Nesse sentido, não poderia deixar de relatar o ocorrido e expressar a constatação de que diante da força da natureza nos tornamos meros sujeitos assustados e passivos.

Em tempo, para desmistificar algumas crendices tolas em torno de "raios, relâmpagos e trovões", como cobrir espelho ou conhecer mais sobre esse fenômeno marcante veja em:
http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/duvidas.htm
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2885

Ps: O texto foi escrito e não revisto, o que pode conter erros ortográficos e gramaticais. Agradeço a compreensão.

Por Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: