terça-feira, 24 de junho de 2008

Notícia de hoje: Crescimento de fortunas



Caros amigos,

Uma vez por semana, pretendo colocar uma notícia que seja marcante ou tenha chamado a atenção por sua grandeza ou absurdidade. A notícia de hoje se encaixa em ambos os perfis, já que grandeza para os capitalistas é precisamente ter muito dinheiro e poder. Já para os que vivem contando as dores e as misérias da existência, a notícia se encaixa no eixo da absurdidade.
Eis-la então:

"PARIS (AFP) - A América Latina se tornou a terceira região do mundo onde houve o maior aumento do número de milionários em 2007, com o Brasil na liderança, de acordo com um estudo anual do banco americano Merrill Lynch e da consultoria de informática Capgemini, divulgado nesta terça-feira.
O mundo tem agora mais de 10 milhões de milionários, segundo o estudo, que destaca um aumento 6% em relação a 2006, quando havia 9,5 milhões.
Ocupando o terceiro lugar, com sua agricultura próspera, seus metais e o etanol, o Brasil, atrás da Índia e da China, é o país onde mais aumentou a quantidade de grandes fortunas (19,1%). No total, há 143 mil milionários brasileiros.
Em todo o mundo, a quantidade de "fortunas enormes" (mais de 30 milhões de dólares de patrimônio financeiro) aumentou ainda mais: 8,8%. No grupo dos "super-ricos", há 103.320 pessoas, segundo o estudo.
A fortuna acumulada de 10,1 milhões de milionários alcançou, em 2007, os 40,7 trilhões de dólares, ou seja, um aumento de 9,4% em relação a 2006, enquanto o crescimento mundial foi de apenas 5,1%.
Tanto no caso do Oriente Médio (+15,6%) e do Leste Europeu (+14,3%) - as duas regiões que lideram o ranking - como na América Latina (+12,2%), o progresso é resultado dos preços das matérias-primas e do desenvolvimento de novos mercados financeiros.
A entrada de capitais privados na América Latina duplicou em 2007. Nesse contexto, a Bolsa de São Paulo, com seu principal indicador, o Bovespa, ficou em quarto lugar mundial pela importância de suas ações e lucros".

Notícia na íntegra em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/fran__a_eua_amlat

Ps: Em tempo, falta apenas uma pesquisa que constate o aumento da pobreza e do número de miseráveis no mundo, já que a fortuna de uns poucos é quase sempre a ruína de muitos.

Nenhum comentário: