sexta-feira, 27 de junho de 2008

Como anda a "Ronda" no seu quarteirão?


Desde o início do projeto de segurança pública da Ronda do quarteirão, a "menina dos olhos" do Governo Cid, vinha me manifestando de uma forma quase acrítica, tendo em vista que os resultados não existiam, ainda que meu posicionamento quanto ao projeto em si fosse contrário, já que em tese, os pomposos recursos gastos não compensariam a manutenção do projeto.
Nesse caso, passado meio ano da implantação do projeto, o que podemos dizer? Que a sensação de segurança melhorou em virtude da beleza e qualidade dos carros que compõem o Ronda. Mas vamos aos fatos: segundo dados divulgados pela Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em seis meses o Ronda do Quarteirão já apreendeu 498 armas e fez 1869 flagrantes.
No entanto, é precipitação afirmar que a violência diminuiu, já que as estatísticas do primeiro semestre apontam que os homicídios não mudaram em relação aos anos anteriores. Nos primeiros 120 dias de 2007 ocorreram 321 homicídios na Grande Fortaleza e no mesmo período de 2008, 314 pessoas foram assassinadas. Ou seja, não houve melhora nem piora significativa, mas pelos gastos dispendiosos e a ênfase notória dada ao "Ronda" é obrigação do governo Cid mostrar resultados bem melhores que esses pífios números, (para não dizer impropérios) que nos chegam quase diariamente.
Enquanto isso, o mesmo governo negligencia a saúde e a educação que de tão carcomida, têm virado motivo de chacota como uma instituição fálica. Quem não sabe do que falo, basta dar uma voltinha nos arredores da UECE, UVA e URCA ou de um Centro "modelo" de Saúde que na mesma hora descobre.
Só espero sinceramente que esse projeto não seja mais uma mostra de que o dinheiro púbico foi desperdiçado, nem mais um dos mil trampolins políticos que existem para beneficiar oligarcas "esclarecidos".
Em todo o caso, continuarei a me situar quanto a eficácia ou não do projeto da Ronda do Quarteirão e, conforme sair dados concretos, colocarei um posicionamento mais seguro. Por isso, seria interessante a todos fiscalizarem e cobrarem resultados concretos das autoridades.
Assim, enquanto não houver um resultado que nos deixe seguro é cabível esse questionamento: como anda a Ronda no seu quarteirão?
Para conhecer mais veja em:

http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?tabela=noticias&codigo=6333

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/fortaleza-registrou-314-assassinatos-em-120-dias-23198.asp

Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: