sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Rio olimpico



Após realizar o pan-americano de 2007, o Rio de Janeiro ousou ainda mais e com um projeto dinâmico e inovador, agora sediará as olimpíadas de 2016, a primeira na America do Sul. A escolha da cidade-sede saiu há pouco numa disputa com Chicago, Tóquio e Madri, na qual o Rio foi a final com a cidade espanhola.
De fato, a cidade se mostrou apta a sediar um evento desse porte não pela sua infraestrutura ou pelos seus recursos humanos, um pouco inferior em relação a Tóquio, por exemplo. Mas venceu por uma proposta política ousada e bem trabalhada. Conste também que o país vem galgando prestigio político internacional, por isso, ficou perceptível a vitória pessoal do presidente Lula, Pelé (cabos eleitorais mais fortes que o presidente estadunidense Barack Obama) e as figuras públicas do Comitê Olímpico Brasileiro.
Abaixo segue como aconteceu a votação segundo o site http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1327417-17698,00-RIO+PERDEU+NA+PRIMEIRA+RODADA+E+ESTEVE+PERTO+DA+VITORIA+JA+NA+SEGUNDA.html
1ª rodada 2ª rodada 3ª rodada
RIO DE JANEIRO 26 46 66
MADRI 28 29 32
TÓQUIO 22 20 -
CHICAGO 18 -

Dentro de 4 anos e meio o Brasil sediará a copa do mundo de futebol e dois anos depois, as olimpíadas, o que aumenta consideravelmente o prestigio internacional do país.
Em 2016 o Rio terá ainda mais destaque no mundo e mostrará porque mereceu ser escolhida a sede das olimpíadas.

Por Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: