sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A culpa é do solo


Por Carlos Henrique Carvalho
Até que ponto vai a inércia e a falta de ação política?

Em Fortaleza, há anos planeja-se a construção do hospital da mulher. Surgiram muitas falácias, criticas de todos os lados, a favor e contra a idéia, fizeram um projeto, deram inicio a obra em 2008 e ate agora nada de hospital. O problema não é o fato do hospital não se encontrar pronto, mas a desculpa que os responsáveis (não encontrei outra palavra melhor) pela construção da obra arrumaram para justificar o atraso: “falta de homogeneidade do solo sobre o qual está sendo construído o Hospital”. Em outras palavras, a culpa é do solo.

Fizeram anos de estudos técnicos no local (bairro do Jóquei Clube) para somente após iniciarem a obra descobrir que o solo não presta. O mais interessante, no entanto, são as noticias dando conta de que um relatório inicial do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou desvio de verba de R$ 4,9 milhões. Segundo Matéria veiculada no dia 28/10/2009 pelo jornal O povo: “um trecho da obra está cedendo porque nele não foram colocadas estacas de sustentação de cimento e ferro, como deveria ter sido feito. Essa parte está sendo escorada de modo provisório para que não caia.”.
Agora, descobriu-se que o projeto necessita ser quase todo reformulado. E o poder vigente continua dizendo que isso é picuinha da oposição, mas ainda não atua no sentido de viabilizar um projeto de saúde pública.

Enquanto isso, o solo da nossa cidade recebe a culpa pelo fracasso dos que deveriam fazer algo. Como o solo não pode se defender afunda ainda mais a estrutura do que pode vir a ser o hospital da mulher.

Links das matérias:
http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/hospital-da-mulher-obra-esta-mesmo-com-problemas/
http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/924066.html

Ps: Foto de Rodrigo Carvalho

Nenhum comentário: