sábado, 27 de junho de 2009

A morte de um ícone e o fim de uma geração


Michael Jackson. Impossivel passar batido quando se fala o nome deste mito. As noticias sobre sua morte em circunstância ainda inexplicável, se propagam como avalanche e fica complicado parar para ler e entender o significado deste fatídico fim, sem compreender primeiro, a importância dele para a cultura Pop musical, não a toa foi considerado o Rei do Pop. Quem nasceu nos anos 70 sabe muito bem da sua presença constante na cultura desta época e do incrível poder midiático que possuia.

"No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música pop-rock e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot e o Moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B".

As polêmicas criadas por toda a sua vida é perfeitamente natural em se tratando de uma figura pública extremamente densa e com muita produção audiovisual. Ironicamente, após anos inativo, pretendia retornar aos palcos em julho de 2009 numa série de 44 shows planejados para acontecer em Londres.

Vai-se jovem, tal como os grandes artistas que cedo iniciaram sua trajetória e cedo se foram: Hendrix, Bob Marley, Elvis, Jonh Lennon, Raul Seixas, Noel Rosa e tantos outros que a memória não deixa lembrar.

Como todos eles, foi-se o homem e ficará sempre o mito.

Onde posso saber mais?

http://www.michaeljackson.com/
http://www.michaeljacksonlive.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jackson
http://www.youtube.com/watch?v=AtyJbIOZjS8 (clipe da música Triller)

Por Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: