sexta-feira, 12 de junho de 2009

Diplomas do Mercosul poderão ser validados automaticamente


Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4872/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que estabelece a admissão automática dos diplomas - de graduação, especialização, mestrado e doutorado - dos países do bloco MERCOSUL para a contratação de professores e para concursos públicos.

Se vingar, será uma ótima notícia para todos os professores e futuros doutores, levando em consideração o sacrifício e desgaste que é fazer um curso superior e dar sequência aos estudos com especializações, mestrado e doutorado. Para se ter uma ídéia não se leva menos de 10 anos para passar por todo este processo, se levarmos em conta que uma graduação dura em média 4-5 anos, dependendo dos cursos e dos Tcc's, mestrado 2 a 2,5 anos e doutorado com mais 4 anos de investigação, pesquisa e fundamentação da tese.

O mais desgastante é se dedicar ao máximo a vida acadêmica, se permitir a errar, a aprender e descobrir que não pode concorrer a uma vaga em concurso público porque o diploma não é reconhecido pela Capes. Daí é possível vislumbrar que tal projeto pode vir a abrir as portas para muitos estudiosos dedicados que tem ficado de fora de processos seletivos por conta da não validação do diploma de cursos feitos no exterior. No mais, é aguardar para ver o projeto virar lei, entrar em ação e provocar as mudanças pertinentes ao processo educacional brasileiro.

Quer saber mais?

http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=136074

http://www.direito2.com.br/acam/2009/jun/12/diplomas-do-mercosul-poderao-ter-reconhecimento-automatico

http://www.opovo.com.br/politica/884825.html

Por Carlos Henrique Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplismente lamentável!