segunda-feira, 15 de junho de 2009

Minicurso de Fenomenologia


Durante esta semana estarei ministrando em conjunto com a prof. Eliana Paiva e o prof. Anselmo Leão, o minicurso "Introdução à fenomenologia de Husserl: a construção do método fenomenológico.
Nesta segunda foi desenvolvida uma abordagem histórica de modo a situar a fenomenologia dentro de um movimento histórico-cultural europeu, iniciado na segunda metade do século XIX e que perpassa sua constituição como ciência e método no século XX.

No dizer de Natason (1998, p. 8): “...aprende-se o que é fenomenologia passo a passo, através da leitura, discussão, e reflexão... O que é necessário é mais simples: aprender o que se deve através de atitudes naturais, tentar descrever as apresentações sem pré-julgar os resultados tomando por garantia a história, a causalidade, intersubjetividade , e valor que ordinariamente associamos com nossa experiência, e examinar com absoluto cuidado a estrutura do mundo da vida diária para que possamos entender sua origem e sua direção... Há um senso legítimo no qual é necessário dizer que se deve ser um fenomenologista para poder compreender a fenomenologia.”

De modo geral, afirma-se que a Fenomenologia nasceu como um movimento questionador no modo científico de pensar: a fundamentação crítica acerca da metafísica moderna e sua postura epistemológica que fundamenta o conhecimento, isto é, as teses defendidas por Descartes, Kant, Hegel e outros menos citados.

Neste sentido, há muito o que apreender acerca desse movimento iniciado por Husserl e seguido com maestria por Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty. Durante a semana, pretendemos abordar conceitos fundamentais para compreensão deste método tais como: o fenômeno, a intencionalidade, a redução fenomenológica e transcendental, a contingência, o ego e a relação sujeito-mundo.

Por Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: