domingo, 6 de janeiro de 2008

A Política e a Economia em 2008



Queridos amigos,

Este pequeno texto não faz nenhuma lista de previsão ou perspectiva apologética para o ano de 2008, até mesmo porque nós da Equipe Peregrino na Net não acreditamos em vidência ou adivinhações. Mas o fato é que o ano de 2008 inicia e com ele vislumbramos mudanças na conjuntura política e econômica brasileira. Sabemos que no plano político 2008 é o ano das eleições municipais em 5.562 municípios espalhados pelo Brasil, segundo dados do IBGE e da Agência Brasil. Nesse sentido, todo cuidado é sempre pouco diante da infinidade de candidatos que se apresentam a um cargo eletivo democrático imbuído somente no interesse subjetivo.
Por outro lado, no aspecto econômico dormimos tranqüilo no final de 2007 com a revogação da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira) e acordamos angustiados na primeira semana de 2008 com a declaração do Ministro da Fazenda Guido Mantega que para compensar a perda da receita gerada pelo Imposto do Cheque, como é chamada a CPMF impôs um aumento estratosférico do IOF (Imposto Sobre Operação Financeira) que aliada à CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Liquido) vai penalizar ainda mais o combalido bolso do povo brasileiro. Evidentemente, torna-se chato entrar em pormenores numéricos sobre o quanto podemos perder com essa mudança econômica.
Se com a CPMF a reclamação já ecoava fortemente, cremos que não será diferente com o peso do IOF sobre nossos impostos, afinal, qual foi a vez que o Governo reduziu impostos de maneira positiva e produtiva para o povo? Outra preocupação é o da propalada Reforma Tributária, que muitos esperam ansiosamente há anos, mas que até o presente momento tem sido mais uma conversa de beira de calçada entre políticos e empresários do que propriamente um projeto capaz tomar corpo e de se concretizar. Enfim, esperamos que para 2008 tenhamos na política e na economia, como em todas as áreas da vida humana, menos dissabores e mais realizações fundamentais para o crescimento do país e do seu povo.

PS: O vídeo que se segue é uma reportagem feita no ano passado pelo Jornal da TV Gazeta com base na declaração do Ministro Guido Mantega sobre o que aconteceria se a CPMF fosse revogada.

PS2: Aguardo as críticas e os comentários que possam contribuir com a discussão.


Carlos Henrique Carvalho e Equipe Peregrino na Net

Nenhum comentário: