quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dois questionamentos acerca da escola


Por Carlos Henrique Carvalho

Gostaria de iniciar minhas considerações com dois questionamentos: Em que sentido a realidade social contribui para definir as diretrizes pedagógicas da escola? Até que ponto a escola pode influir para transformar as condições sociais? Estas questões vêm à tona sempre que refletimos sobre o papel da educação na escola e na sociedade.
Desde a promulgação da LDB em 1996 que contempla na formação do educando a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes Tecnologias às áreas de atuação. Propõe-se no nível do Ensino Médio a formação geral em oposição à formação específica o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, de criar, de formular, ao invés do simples exercício de memorização.
Assim, a escola vem manifestando uma preocupação mais ampla em torno da organização pedagógica como elemento fundamental na construção de uma identidade sócio-educacional. Nesse ínterim, a organização pedagógica deve se pautar por um processo cíclico, criativo, formativo, integrador e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.
Daí que o ser humano é um corpo consciente, capaz de conhecer a realidade, interagindo com os seus iguais e diferentes. Neste contexto, inteligência significa muito mais que um ato solitário. Implica cada um tornar-se melhor, contudo em nome de propósito cada vez mais solidários e criativos. Vivemos numa sociedade em que os homens privilegiam alguns princípios e idéias que nos desafiam a constantemente refletir e repensar o cotidiano. Portanto, o processo de conscientização sempre se realiza em seres humanos concretos, inserido em estruturas sociais, políticas e econômicas.
Por isso, não somente o nosso trabalho de docente deve estar envolvido no processo cíclico de organização pedagógica, mas quando a gente compreende a necessidade de adequar aos conteúdos da escola, a dimensão humanística, técnica científica, política, social, colabora também quando se preocupa em desenvolver no aluno uma liderança mais criativa e solidária, inserindo este aluno no mundo real e complexo, fazendo-o compreender que as mudanças estruturais também necessitam da participação dele, pois defendo a idéia de que a escola não é o lugar para domesticar ninguém, mas um espaço para a construção da cidadania.

Um comentário:

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