sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cinco atividades sócio-educativas no Ensino Médio


Por Carlos Henrique Carvalho


Inicialmente é preciso destacar que a escola ainda não é um espaço democrático na construção do conhecimento, visto que o estudante precisa ser mais bem reconhecido como alguém fundamental para o efetivo exercício do ensinar-aprender. Neste sentido, infelizmente não é possível afirmar que a escola trata o aluno nem como sujeito, tampouco como alguém ativo dentro do sistema de ensino. Apesar dos educadores terem a função/missão de contribuir para a formação do processo de identidade, isto não vem ocorrendo a contento.
A escola carece de uma estrutura pedagógica capaz de se orientar por uma relação mais dinâmica, acolhedora e capaz de ouvir o que for preciso. No entanto, ainda que seja um espaço relacional que abriga alunos com diferentes idéias, culturas e modos de vida, ela precisa estabelecer melhor essa possibilidade de abertura para as diferenças existentes dentro dela e da comunidade na qual se encontra inserida. Creio que este seria um caminho para colaborar com o processo de construção da identidade dos educandos.
Nesse sentido acrescento cinco atividades educativas adequadas ao desenvolvimento do “status quo” do educando:
1. Criação de um enfoque disciplinar filosófico baseados na dramatização oral-textual através do teatro de situação, que visa reconhecer um determinado contexto social no qual os alunos se encontram inseridos (a violência, por exemplo) e estimulá-los a descobrirem porque e como o cotidiano de sua comunidade pode ser visto e (re) transformado.
2. Criar o cantinho da leitura (biblioteca) e da cultura na escola que terá a responsabilidade de criar oficinas, cursos, seminários voltados para o desenvolvimento intelectivo e humano dos alunos.
3. Construir um projeto sócio-cultural e educacional que envolva a comunidade na qual a escola esteja situada e mantenha uma política de premiações para formação de escritores, cordelistas, cantores, atores, atletas, etc.
4. Incentivo as gincanas matemáticas, culturais e esportivas como forma de preparar os alunos para o entendimento de raciocínio lógico e conscientizá-los da importância de cuidar da mente e do corpo.
5. Criação do projeto cultural (jornal do colégio) e do concurso de redação aberta para estimular a juventude a produzir e melhorar sua escrita e produção textual.
Assim, o papel do professor do Ensino Médio na melhoria do desempenho dos alunos deve passar pela compreensão de que também é responsável pelo péssimo nível do ensino e, logo, pelos índices negativos da educação brasileira. Só será possível falar em participação dos professores desse nível de ensino se houver um engajamento por parte deles, seja elaborando os projetos pedagógicos no sentido de melhorar a qualidade do ensino de ciências, matemática, português, filosofia, etc. seja construindo uma relação de afinidade com os membros da escola, inclusive, os alunos tomando noção do seu problema e tendo a condição de trabalhá-la melhor.

3 comentários:

Jorgette D'Lopes disse...

De acordo!
Até por que a Educação deveria ter um foco mais preciso de toda a sociedade.
Ah, aproveito para te convidar a tb fazer parte do meu blog (http://meuspoemasecia.blogspot.com)

maybe disse...

I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

Geraldo Brito (Dado) disse...

Coerente o racicínio.
Saudações e parabéns pelo blog!