terça-feira, 1 de abril de 2008

A miséria e a tocha olímpica



Prezados amigos,
Início esse pequeno texto com uma suposição: imagine a população brasileira na sua totalidade (183,9 milhões de habitantes segundo dados do IBGE de dezembro de 2007) vivendo em favelas, barracões ou moradias de alto risco? Seria, sem dúvida, catastrófico, mesmo para um país combalido por anos e anos de incompetências administrativas. Agora, imagine 120 milhões de pessoas morando em cavernas à mercê dos múltiplos riscos como ocorrera na pré-história? Bem, este é o número de chineses que vivem em cavernas no vale do Rio Amarelo.
Como se sabe este ano Pequim (a cidade mais poluída do mundo sediará os Jogos Olímpicos) e os recursos gastos pelas iniciativas públicas e privadas são uma afronta à desumanidade praticada com esses milhões de chineses que vivem no submundo miserável e, certamente, esquecidos pelas organizações governamentais ou não que proliferam no planeta. Estima-se que os gastos para a promoção de um evento desse porte tenha sido até agora na ordem de 2,2 bilhões em dólares (cerca de R$ 4 bilhões), isto sem contar os gastos com a inútil tocha olímpica, que sem dúvida, não serve para iluminar as cavernas onde vivem os milhões de chineses, mas vai passar por inúmeros países
O absurdo não é entender como tanta gente vive excluída num país que apregoa a tese de maior potência desenvolvimentista e promotora de bem-estar social. Mas que na verdade tem se destacado pela exclusão evidente de seu povo das necessidades fundamentais de sobrevivência. O absurdo é saber que tanto dinheiro despendido poderia melhorar visivelmente a vida daquele povo que tem como único habitat, as cavernas no vale do Rio Amarelo.
Enquanto isso, a tocha olímpica viaja pelo mundo e a miséria continua chamando a atenção. Mas não damos atenção a ela. A miséria é feia, assustadora, nos assombrando sem pudor. A tocha é iluminada, bela, mas não tem nenhuma utilidade. Em tempo: A tocha olímpica não passará pelo Brasil e não fará a menor falta.

Para saber mais:
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-16513-2-268052,00.html
www.newstin.com.pt/sim/pt/46541583/pt-010-000072198 - 21k
http://adbusters.org/the_magazine/images/stories/64/Chinawater.jpg

Carlos Henrique Carvalho

3 comentários:

Anônimo disse...

Poeta, ótimo tópico, nos traz uma outra da visão desse evento.

Flw

Unknown disse...

Natan, sem dúvida minha idéia era precisamente trazer uma visão diferenciada sobre as olimpiadas. Enquanto muita gente aguarda ansiosa esse evento, milhões de chineses passam fome porque o Governo capitalista chinês não quer assumir a sua responsabilidade de arcar com o pão diário e as moradias dignas do povo orienta. Fica, portanto, minhas palavras de protesto.

Unknown disse...

Natan, sem dúvida minha idéia era precisamente trazer uma visão diferenciada sobre as olimpìadas. Enquanto muita gente aguarda ansiosa esse evento, milhões de chineses passam fome porque o Governo capitalista chinês não quer assumir a sua responsabilidade de arcar com o pão diário e as moradias dignas do povo oriental. Fica, portanto, minhas palavras de protesto.