sábado, 12 de abril de 2008

A cidade e suas dores


Fortaleza, uma cidade de tantas histórias inesquecíveis, de um povo que um dia foi capaz de soltar uma sonora vaia para o sol, que entre suor e lágrimas sonhou sua grandeza, que nas esquinas e becos de andarilho renovou a sua fé em dias melhores. A outrora bela cidade de Fortaleza com suas praias e luzes singelas esconde uma infinidade de problemas que, somente, as pessoas que habitam os seus recônditos mais simples não têm dificuldades em perceber. É impossível negar que tais problemas têm tirado não somente a beleza deste lugar, mas tornado cada canto difícil de habitá-la.
O Deputado Leo Alcântara na sessão de 12 de Abril de 2000 fez um discurso emblemático pelo aniversário de Fortaleza. Retirei um breve trecho que espelha com precisão algumas dores que passamos:
“Infelizmente, existe ainda uma outra Fortaleza, cheia de contrastes e de índices que precisam ser melhorados. A cidade cresce a cada dia - hoje cerca de 30% da população do Estado concentra-se na Capital - e com isso ganham dimensões os problemas comuns às grandes cidades. O maior desses problemas está na área social... Também há problemas de emprego e de falta de moradia. Em Fortaleza, parcela significativa da população vive em favelas e uma minoria habita os melhores bairros. Tais contrastes têm início com a saída do sertanejo para a cidade grande, fugindo da seca e com a esperança de encontrar um lugar melhor para viver. O ciclo da miséria rural gerando a pobreza urbana ainda é realidade na nossa cidade”.
De fato, nesta década temos visto um retrocesso inegável, na qual não bastasse o aumento da favelização tornando a miséria algo inescapável, também temos visto profundas cenas de desrespeitos para com o povo que vive por estas plagas. Isso é notório quando em torno de R$ 2 milhões (entre recursos públicos e privados) serão gastos para festejar o aniversário de 282 anos da cidade. Enquanto isso, as chuvas constantes dificultam a vida das pessoas que dependem fundamentalmente do apoio dos órgãos governantes no quesito de moradia e bem-estar. Mas infelizmente, o dinheiro já está sendo gasto com uma grande e inútil festa da qual recordaremos somente a sujeira deixada nas ruas e praias da nossa cidade.
Em tempo: não vejo motivo algum para comemoração e, menos ainda, para o gasto inútil com uma festa que não ajudará em nada a quem necessita.

Para saber um pouco mais:
http://www.camara.gov.br/leoalcantara/hpleo/DISCURSO/anifor.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza

Nenhum comentário: