domingo, 30 de dezembro de 2007

A (in) segurança pública Ronda o Quarteirão



Caros amigos,

Dando continuidade ao artigo anterior na qual foi dada ênfase ao problema da violência, este, de fato, tem sido apontado pelos indicadores sociais como o problema mais presente na vida das pessoas. O exagerado e o real crescimento da criminalidade deram ao Governo do Estado do Ceará forte motivo de preocupação quanto se busca dar combate ao problema de gravidade assustadora.
Na tentativa crucial de reverter ou minimizar o quadro vigente, o Governo acena a todos nós com um grandioso projeto: a Ronda do Quarteirão. Mostrado através da Mídia os investimentos em equipamentos sofisticados de segurança (armamentos, transportes equipados com novidades tecnológicas, etc), a Ronda do Quarteirão começa a circular pela cidade de Fortaleza e Região Metropolitana chamando atenção mais pela beleza do que pela eficiência. Afora os gastos exorbitantes com este projeto, não há nada que minimize o seu bom valor técnico, com exceção, por um singela questão: entre o dizer e o fazer existe uma diferença abissal e, nesse caso, o Governo ainda está na fase do “bla bla bla e do disse me disse”, em suma, muita conversa e pouca ação.
No entanto, isso não quer dizer que o projeto fundamental para a segurança pública no Ceará se anuncie como fracassado. Ao contrário, quem conheceu de perto a proposta do Governo Cid Gomes acredita que tecnicamente a Ronda do Quarteirão é um projeto bem elaborado. O grande problema se torna perceptível na execução ou burocracia que ao criar empecilhos, emperra, seja na ação efetiva da polícia, seja na tentativa de unir sociedade e Estado por uma mesma causa: a da redução da criminalidade.
Nesse caso, confesso ser cedo para fazer um julgamento detalhado sobre resultados concretos, mesmo porque ainda não existem. Ainda que a onda de violência venha impregnando o Estado do Ceará de maneira assombrosa é necessário ter ciência de que a insegurança somente será minimizada se por um lado a burocracia política parar de emperrar o trabalho de pessoas comprometidas com a causa pública e, por outro lado, a sociedade formalizar um comprometimento com o Estado em apoiar causas sérias de combate a violência, sem a preocupação do Governo em mostrar imagens apelativas de um trabalho que ainda não foi realizado.

PS; Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto Ronda do Quarteirão (principal promessa de campanha do atual Governo do Estado do Ceará) basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS): http://www.seguranca.ce.gov.br/index2.jsp e tirar suas dúvidas. Ao mesmo tempo, gostaria de convidar a todos para comentarem sem pudor ou medo de expor suas opiniões sobre a gravidade das questões comentadas.

Um forte abraço a todos e que em 2008 tenhamos menos insegurança ao sair de casa.

Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: