sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uma trágedia sem verso nem prosa




As imagens acima dizem muito. Professores do Estado do Ceará, em greve há quase 50 dias tem sido tratados da forma mais cruel e desumana pelo governador da "capitania".
O único fato positivo (é possível?) foi que o movimento grevista do interior que havia desistido da luta, voltou com força total. Ou seja, o governador pode ter ajudado a moldar o movimento grevista mais forte da história desse estado, que segundo o governante, é pobre, mas tem dinheiro para construir um inútil aquário e equipar a polícia com aparatos de luxo.
Hoje, tive que dar aula na Universidade (que não está em greve) fugindo de questões metafísicas, mas me concentrando precisamente numa abertura, num diálogo para fora da sala de aula, isto é, trabalhando a profunda necessidade de quando e como os alunos podem se engajar nesta luta, que não é simplesmente a de uma categoria tão massacrada como a nossa, mas de toda a sociedade.
O clamor aumenta a cada dia e se descobre a real urgência em dar uma atenção maior a educação. Porém, a posição do governador é no mínimo desastrosa e absurdamente prejudicial a formação de milhares de jovens, visto que ele vem literalmente destruindo a carreira do docente, impedindo o professor de melhorar a sua formação, bem como de lutar por um direito legítimo, justo e declaradamente legal.
A melhoria da educação passa por uma luta penosa de suor, sangue e lágrimas. Deixo aqui meu apoio aos professores agredidos de forma covarde e gratuita que lutam por um futuro melhor.
A LUTA CONTINUA, ATÉ A VITÓRIA!!!

Nenhum comentário: