quinta-feira, 16 de julho de 2009

A tragédia anunciada



"O grande segredo da nossa doença oscila entre a precipitação e a negligência."
(Johan Wolfgang Von Goethe )


O que antes era especulação, agora é fato. Em apenas três meses, após atacar mais de 140 países, a gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1)chegou sorrateiramente ao Brasil e, como um efeito dominó, vai deixando um rastro de vítimas.

Por ser altamente infecciosa consegue atingir facilmente as pessoas, sem distinção de qualquer espécie e agora se alastra entre nós de forma trágica e inesperada. A gripe também conhecida como suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente.

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou, durante a abertura de um fórum internacional sobre gripe suína, no México, em 3 de julho, que a dispersão do vírus H1N1 pelo mundo "não pode ser mais contida". "Pelo que vemos hoje, com mais de 100 países registrando casos (da gripe), uma vez que uma pandemia de um vírus começa, sua dispersão internacional não pode ser contida", disse Chan, durante a abertura do fórum, na cidade de Cancún.

Há duas semanas, as autoridades da saúde no país anunciavam nas mídias que o problema estava contido, mas há pouco atualizaram as informações de que 11 pessoas morreram em consequência do problema e agora é perceptível notar que não será fácil conter o caráter epidêmico (para não dizer trágico) da doença.

Agora, nem mesmo todo o cuidado e controle trará a garantia quanto a resolusão do problema. Ainda assim, o Ministério da saúde recomenda alguns cuidados que devem ser tomados:

- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência em áreas afetadas.

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Evitar locais com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

Por fim, é preciso aceitar a idéia de que estamos diante de um problema muito maior e sério do que o esperado e começar a combatê-lo antes que a situação se configure de vez como algo insuportável. No site do Ministério da Saúde será possível encontrar informações necessárias sobre a doença, bem como a situação atual da gripe no país. O link segue abaixo.

http://portal.saude.gov.br/saude/


Por Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: