sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor: dia de diálogo


No dia 15 deste mês comemora-se o dia do professor. Mas como não há motivos para comemorar, vamos falar um pouco da importância do diálogo na escola.

Inicialmente é preciso constatar que o diálogo proporciona o encontro das alteridades, das diferenças, sendo imprescindível para a construção do conhecimento, visto que ao ser por, justapor e contrapor pessoas de posturas e idéias distintas cria-se a possibilidade de alargar o horizonte do conhecimento. Neste sentido, a sacada genial de Paulo Freire nos coloca diante da perspectiva de reconhecer a necessidade de dialogar para aprender, dialogar para conhecer o mundo e os limites de nossa ação/criação.

Ao agirmos sobre o mundo e seus correlatos (homens e coisas) estamos diante do desafio de criar situações de transformação ou reprodução dos valores existentes. Criar é algo que motiva o homem a superar a sua realidade estabelecida e propor uma nova alternativa diante do que se encontra historicamente definido.

Assim, na escola cito dois modelos de atividades que se enquadram nesta perspectiva:

1. A interação professor e aluno: quando ocorre favorece o processo de ensino-aprendizagem. É necessário um vínculo afetivo para que se possa compreender as necessidades e o comportamento dos alunos, bem como suas limitações. Se há a valorização dos alunos, das idéias divergentes e soluções criativas para diversos problemas, e se é incentivado o surgimento de liderança entre os alunos, há um ambiente favorável ao aprendizado.

2. Seminários sócio-educativos: com a finalidade de garantir o protagonismo dos alunos na escola e na sociedade.

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