domingo, 31 de outubro de 2010

A 1ª mulher do Brasil


Por Carlos Henrique Carvalho

Com o desfecho de um panorama político de baixo nível, marcado por inflamáveis agressões pessoais de ambos os lados (PT e PSDB), Dilma Rousseff do PT vence com uma expressiva votação (56% dos votos válidos) e acaba de se tornar a primeira mulher a ocupar o mais alto posto político no Brasil.
Já se foi o tempo em que o eixo sul/sudeste decidia a eleição. Grande parte dos votos da vitoriosa Dilma veio do Norte/Nordeste, regiões no qual o governo Lula vem deixando uma marca notável de obras e ações a serviço dos menos favorecidos. No atual governo começou-se a mudar a visão de que essas regiões representam o atraso e todos os tipos de retrocessos, muitas vezes, ocasionado pelo preconceito criados pelas mídias das regiões ricas. Hoje, o Nordeste tem três grandes metrópoles (Fortaleza, Recife e Salvador) que se situam em estados com crescimento econômico e político acima da média nacional. Isto cria condição para uma respeitabilidade maior no trato com a questão política.
De fato, com essa conquista, a política brasileira vive um novo momento histórico, na qual ela irá suceder o atual presidente, Lula da Silva, o primeiro a vir da classe mais pobre e, sem dúvida, o político brasileiro mais popular e respeitado dos 35 que ocuparam o cargo em 121 anos de República, quando em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente do país, após liderar um golpe militar que derrubou a monarquia lusitana de Pedro II.
Há 6 meses, Dilma era uma quase desconhecida, mas com o apadrinhamento político de Lula, cresceu publicamente e alçou o cargo de mandatária máxima do país pelo próximo 4 anos.

Um comentário:

carlinha abreu disse...

olha, essa eleição foi a mais polêmica de todas. não sei se foi o serra ou a tecnologia, mas o preconceito contra os nordestinos anda rolando solto pela internet. triste, né?
falando em dilma, votei nela. espero que ela faça um bom governo. aliás, a gente tem que esperar de qualquer que se propõe a isso. xerooo