sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Em suspenso


Por Carlos Henrique Carvalho


Mais uma vez a categoria dos trabalhadores de transportes coletivos de Fortaleza dá mostra de ser uma classe despreparada para organizar uma greve forte e eficaz.
Na primeira greve apoiei e estive ao lado da reivindicação da categoria, mas dessa vez não posso me manifestar da mesma forma. Os motoristas perderam a razão quando ao invés de pressionar os empresários, forçaram a barra com a população penalizando-a com protestos em horário de trabalho, parando os coletivos em avenidas movimentadas e obrigando a população a descer. O resultado foi uma quebradeira generalizada aos transportes coletivos.
Sem dúvida, eles vêm cometendo um erro crucial ao forçar aumento de salário e outros benefícios na suposição ingênua de que os empresários lhe darão mais de 15% se porventura a prefeitura aumentar o preço já salgado das passagens. Qualquer motorista mais esclarecido sabe que os empresários não têm o menor interesse em dar tal aumento. Então, o que eles fazem? Sacaneiam descaradamente a população menos privilegiada, aquela mesma massa que é dependente do transporte coletivo e toma pau sempre que ocorre uma situação draconiana.
Novamente, por conta da abusividade da greve, o TRT mais uma vez declarou inválida a greve e obrigou a categoria a retornar a normalidade do trabalho. Então, ate a próxima terça a greve está suspensa, quando poderá haver uma conciliação entre as partes envolvidas no processo. Enquanto isso, o TRT determinou que motoristas, fiscais e cobradores do sistema de transporte coletivo de Fortaleza terão direito a receber, junto com o salário do mês de agosto, diferença salarial de 5,5% retroativa ao mês de maio último Enfim, espero com ansiedade que este tormento termine logo.

Um comentário:

carla abreu disse...

que blog legal, cacá!
adorei. visitarei sempre :-)