Um estudo elaborado por um comitê de analista da Revista inglesa "The economist" aponta o Brasil como o 90° pais dentre 140 como o mais seguro ou seja, somos um país extremamente violento. Os dados são medidos através do IGP (Indice Global da Paz), um indicador que mede desde os gastos no setor militar ao respeito aos direitos humanos a fim de apontar segurança ou instabilidade em um país. A classificação ressalta outras questões fundamentais como os níveis de crimes violentos, a instabilidade política, o número de policiais em um país, a incidência dos homicídios, o número de pessoas presas e os níveis de acesso às armas. Nesse sentido, não há como negar que o Brasil está longe de ser um país seguro, o que renova a tese de que "sair de casa constitui-se um grande desafio e um risco à vida". Conforme noticia divulgada há um ano, o Brasil se situava em 83° de 121 nações analisadas. Em tese isto significa que a violência vêm aumentando. O relatório conclui que quanto mais se falta renda, saúde, moradia, educação e saneamento básico para um povo, mais o indicador da violência cresce. Sem dúvida, está é mais uma triste nota de um mundo feio e sem esperança.
Para Saber mais:
www.visionofhumanity.org/gpi/results/rankings/2008/.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL487354-5602,00.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070530_rankingpaz_as.shtml
Carlos Henrique Carvalho
terça-feira, 20 de maio de 2008
A triste constatação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Caro Mestre,
Pesquisando UM LUGAR PRA FUGIR (no nordeste).
Encontrei seu blog e nele belos poemas, textos e este sobre violência.
Lamentavelmente vivemos e convivemos com essa vergonhosa realidade em nosso país a miséria mãe da violência. Moro no Rio, estou exausta de tudo isso aqui, preciso dar um tempo tirar umas férias... escapar – e a PAZ, meu sonho de consumo, delirante eu sei - pensei buscá-la em Fortaleza, mas aí não é muito diferente daqui não é mesmo?
Acho que vou desistir de Fortaleza.
Agora me pergunto fugir pra onde???
Quem sabe Netuno, porque aqui na Terra os humanos – praticamente todos – enlouqueceram.
...
Parabéns pelo blog.
Abraços
Marí
Carissima Mari,
Muito grato e envaidecido pelas palavras. Sem dúvida, onde a miséria grassa, a violência reina e vice-versa. A vida nas grandes cidades(isto inclui Fortaleza e outras nordestinas) têm se tornado dia-a-dia complicada para sobreviver. O fato é que não há diferença, porque viver em paz parece ter sido uma fantasia inventada por nós para nos iludirmos de que vivemos no melhor dos mundos possíveis. Por isso, fugir é também um sonho que a própria realidade nos desperta das maneiras mais dolorosas (a violência é uma delas). De todo o modo, a esperança existe para que se torne possivel construir algo além dessa pobre realidade e consiste precisamente em tentar superar essa verdade de que o mundo é feio, sujo e mal.
Abraços.
Esperança... Verdade, Mestre resta-nos a esperança de que altruísmo, ética e sabedoria sejam o tripé que nos conduza na transmutação desse mundo feio, sujo e mal em um mundo azul de paz, fraternidade e amor. (Vamos ter esperanças e sonhar?)
Abraços
marí
A propósito, belo poema “Louvor às Mulheres”, deixei um comentário lá.
Obrigada.
Postar um comentário