sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Perigo à vista na Beira-mar


Outrora berço de poetas e artistas, que com sua espontaneidade cantaram em torno da beleza do céu e do mar que banha nossa cidade, a Beira - mar mostra novamente porque declinou como local apropriado para a prática do lazer e se tornou lugar comum para bandidos de todas as espécies fazerem a "festa".
Nesta semana foi amplamente noticiado a falta de segurança num dos locais mais frequentados por turistas e cidadãos cearenses. A repercusão nacional da insegurança que grassa por nossas bandas nos faz cair na dura realidade de um projeto pomposo- Ronda do Quarteirão - que até agora tem tido sua eficácia contestada. Rebatendo na mesma tecla, os altos gastos feitos até o momento não vem condizendo com a sensação de segurança que nós precisamos sentir e ver.
Para termos uma idéia, os patinetes adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará, no valor de R$ 28 mil cada, até onde se consta não tem tido utilidade para os policiais na prevenção e no combate aos assaltos. No vídeo exibido pelo Jornal do 10 da TV Verdes Mares - afiliada da Rede Globo - dois policiais se chocam ao cruzarem os pneus dos patinetes e um deles cai ridicularmente. Mas a cena mesmo sendo patética mostra apenas o profundo despreparo dos policiais em lidar com um equipamento desse tipo, por sinal, caro e oneroso.
Pelo visto, nosso Estado tem muito dinheiro para gastar com essas engenhocas contemporâneas, mas falta sempre políticas públicas eficazes para acabar com a falta de vagas nas escolas, a lotação nos hospitais e a promoção de uma sociedade menos desigual. Realmente, rimos para não chorar, porque vão as nossas bolsas, nossos bens, mas rezamos para a vida ficar.
No mais, um governo que vem se promovendo por puro marketing e pouca ação, não obstante se passar por rídiculo corre sério risco de se afundar no ostracismo e na inoperância.

Carlos Henrique Carvalho

Nenhum comentário: