segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Notícia do dia: Brasil é a 6ª economia mundial


Lendo as notícias do dia, esta me chamou atenção: "O Brasil ultrapassou o Reino Unido e conquistou o posto de sexta maior economia do mundo, de acordo com pesquisa amplamente divulgada pelas mídias britâncias nesta segunda-feira (26). É a primeira vez que o país europeu fica atrás de uma nação sul-americana, destaca o "Daily Mail".

Para nós, brasileiros, o que significa isto? Por enquanto, absolutamente nada!! Temos que entender a questão a partir de duas perspectivas: primeira, a que trouxe de ganho efetivo para a economia do Brasil e segundo, o que o povo brasileiro ganhou socialmente com isto. Penso que o crescimento econômico do Brasil é de baixo nível, isto é, motivado por uma estrutura econômica ainda arcaica que faz crescer uma média anual de no máximo 4%. Some-se a forte crise da economia europeia que afeta profundamente o Reino (ainda) Unido. O resultado desta é que um país cai demais de produção econômica, enquanto o outro cresce pouco, colocando o Brasil economicamente acima do Reino Unido.

No entanto, o que pesa mais é a progressão social do povo. E nesse sentido, o Brasil continua perdendo e feio para quase todos os países europeus e alguns latinos americanos. Não podemos nos iludir: ainda somos um país de uma massa miserável enorme, refém de um sistema político profundamente corrupto que produz regalias para os poderosos e mazelas para os pobres. Um país que tem duas maneiras de se fazer justiça: uma, recompensando os ricos e outra, punindo quase sempre os pobres. O saldo nada sádio é que vivemos num lugar cuja educação, sistema de saúde, segurança, transporte, habitação e previdência geram enormes desconfortos para quem mais precisam desses serviços.

Além disso, temos ainda um péssimo salário mínimo (que continuará péssimo em 2012 mesmo sendo R$ 622,00) e pagamos muito mal aos profissionais qualificados (professores, médicos, engenheiros etc.). Os professores da educação básica no Ceará, por exemplo, vão entrar 2012 recebendo menos do que três salários mínimos. É ou não uma vergonha?

Assim, fica difícil falar positivamente sobre o nosso país. Os ingleses não conhecem a nossa dura realidade social. Não quero me portar como um pessimista ou passar uma mensagem de desagrado. Mas não posso me omitir quando reconheço que vivemos numa realidade problematica e muitos de nós estão aquém dos benefícios necessários propalados pelo governo e mídia. Sem ilusão fica mais fácil de entender a realidade. Mas com ações poderemos construir melhores condições sociais. No futuro próximo, será o Brasil, o país de todos e sem misérias?

sábado, 24 de dezembro de 2011

E Jesus, o Cristo?


Por Carlos Henrique Carvalho
Por onde ando noto que o natal não passa de uma dia (como tantos outros) para consumir, dar demonstração de posses, poder ou luxúria. Nunca celebrar ou pensar sobre o significado intenso e ímpar deste dia. Só vejo comemoração da figura enjoadiça do papai noel, fetiche burguês decadente, assoberbado pela magia do capitalismo, mas nada de celebrar o nascimento de quem originou a forma de fé mais importante do ocidente: Jesus. Talvez, aí resida um importante momento de reflexão do que estamos fazendo da nossa vida. Muitas vezes, parar pra pensar também é necessário.