sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Em suspenso


Por Carlos Henrique Carvalho


Mais uma vez a categoria dos trabalhadores de transportes coletivos de Fortaleza dá mostra de ser uma classe despreparada para organizar uma greve forte e eficaz.
Na primeira greve apoiei e estive ao lado da reivindicação da categoria, mas dessa vez não posso me manifestar da mesma forma. Os motoristas perderam a razão quando ao invés de pressionar os empresários, forçaram a barra com a população penalizando-a com protestos em horário de trabalho, parando os coletivos em avenidas movimentadas e obrigando a população a descer. O resultado foi uma quebradeira generalizada aos transportes coletivos.
Sem dúvida, eles vêm cometendo um erro crucial ao forçar aumento de salário e outros benefícios na suposição ingênua de que os empresários lhe darão mais de 15% se porventura a prefeitura aumentar o preço já salgado das passagens. Qualquer motorista mais esclarecido sabe que os empresários não têm o menor interesse em dar tal aumento. Então, o que eles fazem? Sacaneiam descaradamente a população menos privilegiada, aquela mesma massa que é dependente do transporte coletivo e toma pau sempre que ocorre uma situação draconiana.
Novamente, por conta da abusividade da greve, o TRT mais uma vez declarou inválida a greve e obrigou a categoria a retornar a normalidade do trabalho. Então, ate a próxima terça a greve está suspensa, quando poderá haver uma conciliação entre as partes envolvidas no processo. Enquanto isso, o TRT determinou que motoristas, fiscais e cobradores do sistema de transporte coletivo de Fortaleza terão direito a receber, junto com o salário do mês de agosto, diferença salarial de 5,5% retroativa ao mês de maio último Enfim, espero com ansiedade que este tormento termine logo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

E torna a voltar o que não foi


Por Carlos Henrique Carvalho


O cotidiano repleto de tédio não me surpreendeu com a notícia de que nesta quinta haverá nova greve de ônibus na Fortaleza não tão bela assim. Como eu já havia dito antes, nos posts do dia 9 e 22 de junho deste ano, a população continuará sendo a grande prejudicada nesta palhaçada que envolve políticos, empresários e a categoria dos trabalhadores. O fracasso da greve anterior fez com que o sindicato dos trabalhadores que prestam o serviço de transporte urbano se reorganizasse e voltasse à tona com mais uma “sacanagem” contra a população de Fortaleza.

Ao Jornal O povo do dia 11/08, o assessor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Valdir Pereira, afirmou que a greve de motoristas e cobradores está mantida. O sindicato não assinará petição de dissídio coletivo como proposto nesta quarta-feira, em nota, pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Se houvesse a assinatura do dissídio pelos dois sindicatos, a Justiça do Trabalho seria a responsável por determinar a solução para o fim do impasse sobre o reajuste salarial. A categoria cobra 15% de aumento, enquanto o sindicato ofereceu 5,5%.

Pelos rumores do vento que sopram por esta cidade, só posso reduzir a questão numa frase sintética, porém, sincera: “Quem for podre que se quebre”.