sábado, 31 de outubro de 2009

Palestra SESC Filsofia


Por Carlos Henrique Carvalho
"Precisamos colocar em suspenso, o dinheiro como motor do mundo..."
Na próxima quinta, dia 05/11 estarei debatendo a temática intitulada, A sociedade do medo, no projeto SESC Filosofia, direcionado ao público em geral, mas que tem como freqüentadores mais assíduos, os comerciários.
A escolha do tema a sociedade do medo é pessoal na qual elaborei uma serie de comentários tendo por base a filosofia de Zygmunt Bauman através da obra O medo liquido. Também mostrarei alguns exemplos clássicos de como essa sociedade do medo se afirma na mídia, cinema e música.
Quem se interessar em participar, o local da palestra é SESC (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro, começa as 18 h e vai até as 21 h.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A culpa é do solo


Por Carlos Henrique Carvalho
Até que ponto vai a inércia e a falta de ação política?

Em Fortaleza, há anos planeja-se a construção do hospital da mulher. Surgiram muitas falácias, criticas de todos os lados, a favor e contra a idéia, fizeram um projeto, deram inicio a obra em 2008 e ate agora nada de hospital. O problema não é o fato do hospital não se encontrar pronto, mas a desculpa que os responsáveis (não encontrei outra palavra melhor) pela construção da obra arrumaram para justificar o atraso: “falta de homogeneidade do solo sobre o qual está sendo construído o Hospital”. Em outras palavras, a culpa é do solo.

Fizeram anos de estudos técnicos no local (bairro do Jóquei Clube) para somente após iniciarem a obra descobrir que o solo não presta. O mais interessante, no entanto, são as noticias dando conta de que um relatório inicial do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou desvio de verba de R$ 4,9 milhões. Segundo Matéria veiculada no dia 28/10/2009 pelo jornal O povo: “um trecho da obra está cedendo porque nele não foram colocadas estacas de sustentação de cimento e ferro, como deveria ter sido feito. Essa parte está sendo escorada de modo provisório para que não caia.”.
Agora, descobriu-se que o projeto necessita ser quase todo reformulado. E o poder vigente continua dizendo que isso é picuinha da oposição, mas ainda não atua no sentido de viabilizar um projeto de saúde pública.

Enquanto isso, o solo da nossa cidade recebe a culpa pelo fracasso dos que deveriam fazer algo. Como o solo não pode se defender afunda ainda mais a estrutura do que pode vir a ser o hospital da mulher.

Links das matérias:
http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/hospital-da-mulher-obra-esta-mesmo-com-problemas/
http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/924066.html

Ps: Foto de Rodrigo Carvalho

domingo, 25 de outubro de 2009

Tercetúla à tua ausência.



Por Carlos Henrique Carvalho

Guardei teu mais doce sorriso,
Na moldura de um porta retrato,
Relembrado pela chama da saudade.

Pois quando um dia, o tempo despertou,
A mácula do amor inacabado,
Sofreu meu coração, a tua ausência.

E ainda dilacera a dor no peito,
Pela distância que separa nossas almas,
Então, vivemos eternamente a fugir da dor.

Quando muitos momentos se vão,
Lembro daquele lindo olhar,
Guardado na fronte dos meus sonhos.

É assim que tento reviver você em mim.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Violência urbana no ocidente das próximas olimpíadas



“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”.(Jean-Paul Sartre)
Quando se trata de escrever sobre a violência, não têm cabimento criar um discurso inflamado e acusar simplesmente as problemáticas econômicas e sociais como fatores preponderantes no surgimento dos conflitos urbanos. No Rio de Janeiro, sede das olimpíadas de 2016, a guerra civil é um fato consumado que não dar pra contestar. O governo enquanto instituição de segurança pública, definitivamente não sabe como lidar com a violência. O despreparo é tão visível que o policial sai das academias ainda imaturo para enfrentar as situações cotidianas de riscos. Assim, cidadãos disputam espaços com os bandidos e as balas que voam a esmo, tirando a vida de cerca de 30 pessoas.
Enquanto isso, em junho de 2005, em Londres, sede das olimpíadas de 2012, aconteceu o pior ataque terrorista desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quatro explosões atingiram o sistema de transporte da cidade, deixando ao menos 37 mortos e 700 feridos. A ação ocorreu um dia após a cidade inglesa ter sido eleita sede da Olimpíada de 2012. Evidentemente, a Inglaterra é bem mais desenvolvida econômica e socialmente que o Brasil e, nem por isso, a situação foi menos grave, o que evidencia que a violência é um problema cultural do ocidente e não exclusividade dos países menos desenvolvidos. Apesar das distâncias geográficas e econômicas entre Rio e Londres, a violência é comum nas cidades que serão as próximas as sediarem um evento de larga proporção social.
Portanto, não adianta inventar um discurso analisando o Rio como cidade despreparada para receber qualquer evento, se tanto por aqui quanto em Londres as tragédias se somam cotidianamente em meio a ilusão de um mundo melhor. Àqueles que desejam criticar e criar discursos virulentos diante dos problemas nacionais, antes de fazê-lo, parem de olhar para o próprio umbigo e descubra que do outro lado do mundo a situação não está tão boa e a grama do vizinho não é tão verde quanto se ver.

Por Carlos Henrique Carvalho

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Atemporalidade dos sentimentos


Por Carlos Henrique Carvalho


Relembrando Paul Valéry (1871-1945), filósofo, poeta e escritor francês, peguei em um dos meus cadernos antigos, anotações marcantes que nos conduz a pensar sobre a atemporalidade dos sentimentos. Releituras como essas nos fazem notar que por mais que o tempo mude as situações, os sentimentos continuam existindo, mesmo decaindo, mas nunca se extinguindo.


"Também acontece que a gente só compreende uma coisa tempo depois de tê-la perdido: um texto, uma intenção, uma pessoa, a própria pessoa. De repente, descobre-se o significado de um olhar que nos foi dirigido há anos passado, por alguém que nunca mais voltamos a ver ou o sentido de uma frase ou a beleza de um verso, que sabemos de cor desde a infância".

domingo, 11 de outubro de 2009

Amar você é...


Por Carlos Henrique Carvalho

Amar você é bem mais que flores e poesias,
É traduzir os anseios da pessoa amada,
Entender o que passa na mente e no coração,
Em todo o instante sem cobrar explicação.

Cúmplice imutável de todos os momentos,
Os risos, os choros e os afagos mil.
Um desejo insaciável de por muitas horas,
Dedicar-me a devoção desse amor.

Amar você é olhar sempre nos teus olhos,
E mostrar confiança no que sente o coração,
É jamais duvidar que esse amor um dia,
Perder-se-á nos rastros da saudade.

Ainda que a distância que separa os dois corações,
Supere o aprumo da eternidade,
Não quero jamais acreditar que tal sonho se foi,
Bafejado pelo destino dos inconsoláveis.

Amar você é sofrer sempre que nossos olhares,
Forem vítimas da distância indômita,
É lembrar da canção que marca a pureza do nosso amor,
E flutuar numa leveza indescritível ao som do amor sem fim.

É sentirmo-nos um ao outro nos instantes íntimos,
Buscar uma palavra para traduzir esse desejo,
E tudo o mais que se consome na emoção,
Porque amar você é se sentir sempre feliz.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O IDH e o fracasso brasileiro


Resultado do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado no domingo aponta um pequeno retrocesso brasileiro. O IDH é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e expectativa média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. Nas três dimensões do IDH, a área da saúde é a dimensão mais baixa que o Brasil tem. A expectativa de vida dos brasileiros (72,2 anos) é, por exemplo, mais de 10 anos inferior à expectativa japonesa (82,7).

O grande problema que constatamos é o alto índice de desigualdade social que dividem ricos e pobres. Países menores como Venezuela, Cuba, Uruguai, Argentina e Chile ocupam posições bem melhores que o Brasil.

Realmente, no Brasil não ha muito que melhorar. Tudo tem que ser melhorado. O progresso brasileiro tem sido bem mais lento que nos países vizinhos e o contexto de se fazer política precisa ser mudado urgentemente, antes que o atual quadro piore ainda mais.

Por Carlos Henrique Carvalho

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Rio olimpico



Após realizar o pan-americano de 2007, o Rio de Janeiro ousou ainda mais e com um projeto dinâmico e inovador, agora sediará as olimpíadas de 2016, a primeira na America do Sul. A escolha da cidade-sede saiu há pouco numa disputa com Chicago, Tóquio e Madri, na qual o Rio foi a final com a cidade espanhola.
De fato, a cidade se mostrou apta a sediar um evento desse porte não pela sua infraestrutura ou pelos seus recursos humanos, um pouco inferior em relação a Tóquio, por exemplo. Mas venceu por uma proposta política ousada e bem trabalhada. Conste também que o país vem galgando prestigio político internacional, por isso, ficou perceptível a vitória pessoal do presidente Lula, Pelé (cabos eleitorais mais fortes que o presidente estadunidense Barack Obama) e as figuras públicas do Comitê Olímpico Brasileiro.
Abaixo segue como aconteceu a votação segundo o site http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1327417-17698,00-RIO+PERDEU+NA+PRIMEIRA+RODADA+E+ESTEVE+PERTO+DA+VITORIA+JA+NA+SEGUNDA.html
1ª rodada 2ª rodada 3ª rodada
RIO DE JANEIRO 26 46 66
MADRI 28 29 32
TÓQUIO 22 20 -
CHICAGO 18 -

Dentro de 4 anos e meio o Brasil sediará a copa do mundo de futebol e dois anos depois, as olimpíadas, o que aumenta consideravelmente o prestigio internacional do país.
Em 2016 o Rio terá ainda mais destaque no mundo e mostrará porque mereceu ser escolhida a sede das olimpíadas.

Por Carlos Henrique Carvalho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Adiada as provas do ENEM


Segundo noticias veiculadas na mídia impressa e digital, as provas do ENEM, que ocorreriam neste fim de semana foram canceladas por suspeita de vazamento do conteúdo da prova.
De acordo com informações repassadas pelo MEC ao jornal Estadão, uma nova prova deve ser realizada no prazo de 45 dias. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1h, por telefone, para o Estadão.
Ruim para quem se planejou, péssimo descobrir que terá que estudar ainda mais para encarar o processo seletivo nefasto. De algum modo, queria acreditar que os vestibulandos não saíram perdendo com isso. Mas não consigo ser otimista diante dessa situação no mínimo lamentável.
Há a necessidade urgente de se repensar a educação nesse país, começando com os retrógrados modelos pedagógicos e passando por todos os processos seletivos adotados nas escolas e universidades.

Por Carlos Henrique Carvalho

http://blog.estadao.com.br/blog/renata/?title=bastidores_do_vazamento_do_enem&more=1&c=1&tb=1&pb=1

http://www.agenciadanoticia.com.br/index.php?mega=noticia&cod=1880&cat=Geral

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=29&id=53913