quarta-feira, 30 de setembro de 2009

E o Twitter?



Ainda não sei do que se trata, mas aos poucos vou descobrindo. Resolvi fazer um, mas confesso que passado alguns dias não me habituei a usá-lo. Mas para manter a função do escritor em foco, pode valer a pena usar esse mais "novo" instrumento do mundo da web.

Em tempo: Twitter é uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.
Entendeu? Nao? Sem problemas. Usando a gente descobre.

Abaixo, segue o link do meu twitter

http://twitter.com/peregrinonanet/

Por Carlos Henrique Carvalho

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ainda sem o PV


Finalmente saiu o edital de licitação para a reforma do estadio Presidente Vargas (PV), o querido gigantinho do Benfica, bairro boemio da capital cearense.

Esperamos que depois de toda a demora, mais os entraves burocráticos habituais, possamos ainda em 2010, contar com a estrutura desse estádio. Agora é esperar para ver se ficará tão bonito quanto na imagem que aparece acima.

Por Carlos Henrique Carvalho

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Oito anos depois



Para não dizer que não falei de horrores, os EUA não esquecem o fatídico 11 de setembro, dia em que dois orgulhos (as torres gêmeas do World Trade Center) desta nação sucumbiram após dois aviões sequestrados chocar-se contra ela. Mas a pergunta que nunca cala é será que tal tragédia foi mesmo provocada por terroristas talibãs ou tudo não passa de uma armação do próprio governo estadunidense para desviar a atenção dos graves problemas políticos que passava o país naquele momento?
A verdade é que não me interesso mesmo em saber a resposta. O fato aconteceu e o interesse em escrever é tão somente para lembrar que não esqueci quando aproximadamente 9 da manhã do dia 11 de setembro, uma semana antes do meu aniversario, resolvo ligar a TV e me deparo com imagens de um prédio em chamas, que naquele momento jurava tratar-se de uma simulação computadorizada.
O tempo evidentemente passou, mas para aqueles que viveram o drama de ter perdido alguém naquele lugar, a vida pode ter deixado de fazer sentido.
A imagem foi extraída do site: g1.globo.com/.../Mundo/foto/0,,6125400,00.jpg
Qualquer coisa mais interessante ou não pode ser encontrada em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001

Por Carlos Henrique Carvalho

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sombra no deserto



“Ao passado vinte anos de vida”.

Há algum tempo perdi o medo das coisas mais banais, aprendi também a sustentar os passos e a assumir os erros que são meus. Ainda que o coração feneça em meio a um deserto, a força que me sustenta não morrerá jamais, pois é a mesma força que traz sentido a minha existência e move cada passo dado no caminho de poeiras e escombros que um dia trouxe perdas, sofrimentos, e com ele, um desespero inútil que pôs em risco a vida, mas que os dias seguintes sepultaram trazendo de volta a esperança de extinguir a dor.

Como uma sombra no deserto vou vagando sob o espectro da solidão. A solidão existe estando sob a companhia de um ente ou de um fantasma. A solidão não se explica: vive-se ou tenta enganar. Na verdade, Norman Brown um dia disse: “Toda a história do homem é um esforço para destruir a sua própria solidão”. Mas eu afirmo sem estupor: por mais que se esforce o homem não consegue reduzi-la a nada. A natureza humana está irremediavelmente presa a solidão.

O horror estampado na mente prenuncia a dor de uma vida inexorável, a própria existência permeada por dramas inadiáveis. A vida se torna mais sensível diante dos fracassos e a força deste explica porque uma alegria tem sempre um gosto efêmero, fugaz até libertar-se no vazio.

Caminho em passos lentos, porém retos, ciente de que amanhã poderei descobrir bem mais do que hoje sei. Apesar dos percalços, a vida vale à pena quando a liberdade não se apequena e as escolhas são sempre feitas. Sem as escolhas nunca saberíamos o limite entre um erro ou um acerto. A crença ou o desejo, a verdade ou a mentira? Será isso tudo o que há?

Mesmo que caia rente ao chão seco, no recôndito da alma unirei forças para me soerguer do cadafalso da ruína e fazer uma nova história sem perder a emoção da vida. A minha sombra luta no deserto, mas vive entre as ruínas e os corpos de um lugar abafado pela ousadia de um sonho outrora perdido. Os anos sucedem uns aos outros, mas aquele lugar continua o mesmo e reconheço que por conta dele, minha sombra vive um permanente processo de mutação e entre suor e lagrimas vou construindo um novo sentido para a vida: um sentido que ainda hei de descobrir sem sombra nem deserto.

Por Carlos Henrique Carvalho

domingo, 6 de setembro de 2009

Agradecimento_Fenomenologia e arte 2009



Apos a realização do evento entre os dias 2 a 5 de setembro, que contou com a participação de conferencistas locais da UECE e nacionais da USP, UFPI e UFRB, além diversas mesas-redonda, de mostra de dança contemporânea, música, cinema em debate e o lançamento do segundo número dos cadernos Sartre posso colocar como positivo, o saldo final de mais um trabalho realizado pelo Grupo de Estudos Sartre (GES-UECE).

Apesar das dificuldades habituais na organização de um evento, a contribuição efetiva de todos aqueles que fizeram o colóquio acontecer foi fundamental para o sucesso do mesmo. Por isso, não poderia deixar de escrever esta mensagem de agradecimento a cada um desses incansáveis lutadores que ajudaram no que foi possível para que este evento tivesse êxito. Eis os nomes:
• Cristiane Marinho
• Eliana Sales Paiva
• Everton Barros
• Francisco Assunção
• Maurilene Gomes
• Paulo Marcelo
• Ravena
• Rummenigge Santos

Por fim, preciso também lembrar os apoios fundamentais que viabilizaram materialmente o evento.
• Banco do Nordeste
• Conselho Estadual de Educação do Ceará
• Direção do CH da UECE – Campus Benfica
• Livraria acadêmica
• Livraria Lua nova
• Núcleo de línguas da UECE
• PRAE E PROEX DA UECE


A todos aqueles que também contribuíram e que por algum motivo esqueci de incluir o nome, deixo meu agradecimento, cordial apreço e votos de muito sucesso.

Segue o video de encerramento do evento.

Por Carlos Henrique Carvalho