quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ânsia de te amar


Essa ânsia que evoca meu peito a te amar,
Surge sem motivo diante do amanhecer,
Todo o dia, feliz encontro-me a delirar,
E sobre o jardim da saudade vivo com você.

Supenso em meio a fúria do desejo,
Que busco intensamente na chama da paixão,
Consome-se a chama no calor de um beijo,
Provocado sob as rédeas tenras da emoção.

Quando nossos corpos se unem frente ao tempo,
Descobrimos quem criou esse jogo ardente,
E a força da saudade entende seu ensejo.

No coração nasce esse desejo,
De querer estar contigo sempre,
Irremediável sem medo no rumo do amor.

Por Carlos Henrique Carvalho

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Grupo de Estudos Sartre (GES-UECE)



Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.
Jean-Paul Sartre



Nascido em 21 de junho de 1905, Sartre viveu os momentos mais marcantes do confuso século com a primeira metade sendo intercalada por duas grandes guerras, pela crise do capital na quebra da bolsa em 1929, e na segunda metade com a guerra da Argélia, o colonialismo russo, americano, inglês e francês, a péssima condição dos operários das fábricas, a guerra do Vietnã, o anti-semitismo, o racismo etc. Foi a partir de todos esses eventos que ele construiu uma vasta trajetória de homem que nunca negou a responsabilidade de ser sujeito da sua história, bem como de personalidade permanente no mundo do pós-guerra, visto que nunca relaxou em se engajar ativamente para fazer frente aos problemas do seu tempo.

Autor de frases notáveis como: “O homem está condenado a ser livre”, “O inferno são os outros”, “A existência precede a essência”, enfim, de obras por uma filosofia da ação, do engajamento, da ética enquanto prática e da liberdade. Sartre destacou-se no cenário francês do pós-guerra, a partir de 1945 até o fim da vida, em 1980, deixando sua marca na história da filosofia pela expressividade do pensamento e por uma proposta de uma ética enquanto fundamentadora do nosso caráter de ser livre. Ao tomar conhecimento de sua morte há 28 anos ou mais precisamente, 15 de abril de 1980, numerosos meios de comunicação estamparam em seus jornais as seguintes manchetes sobre o autor de O ser e o nada, A náusea, Entre quatro paredes e tantas outras obras: “Jean-Paul Sartre está morto”, anuncia o jornal Liberation com a primeira página completa dedicada a ele, “Sartre está morto anuncia o Le Matin e com ele desaparece um dos raros homens verdadeiramente livres de nossa época”. “Um dos únicos homens honestos em meio a uma época terrível e turbulenta”. “Morte de Jean-Paul Sartre”, escreve o Le figaro enquanto relata todo o seu caráter e sua luta pela afirmação de um sujeito livre e autônomo.

Para conhecer um pouco mais sobre Sartre, temos um grupo de estudos dedicado a estudar o pensamento do autor, bem como o debate promovido com outros filósofos, literatos, etc. O Grupo de Estudos Sartre (GES-UECE), fundado em 2005, tem 4 anos de existência e se prepara para renovar seu projeto para os próximos 4 anos. Dentre nossos trabalhos desenvolvidos destaca-se os "Cadernos Sartre" (ISSN 1983-6473), uma publicação em parceria com a reitoria e a editora da UECE, que conta com artigos de estudiosos acerca do pensamento sartriano, bem como eventos na área acadêmica.

Os membros do GES se reunem todas as quartas a partir das 14 h no Centro de Humanidades da UECE - Campus Benfica: AV. LUCIANO CARNEIRO, 345 - FÁTIMA - Fortaleza-Ce

Quem deseja participar do grupo ou simplesmente conhecer nossas atividades é só entrar em contato pelo e-mail: sartre@uece.br

Por Carlos Henrique Carvalho

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Metrofor: o impasse que não tem fim


Para a realidade urbana e, principalmente, quanto a infra-estrutura, a cidade de Fortaleza ainda se encontra diante do atraso. Para ampliar o leque de problemas no transportes públicos, que não são poucos, a cidade sente a falta de um metrô. Desde janeiro de 1999 iniciou-se a construção de um metrô que veio com a promessa de modernizar o transporte urbano e atender a demanda populacional crescente na região metropolitana.

Portanto, mais de dez anos depois de muito sofrimento e "disse-me-disse", neste exato momento em que escrevo estas linhas, vejo somente um buraco cruzando a cidade. Os trabalhos em torno da construção do metrô se arrastavam lentamente até pouco tempo atrás, mas agora se encontram completamente paralisadas, sem a menor expectativa de quando retornará.

Conforme noticias veiculadas na imprensa há alguns dias, o caso foi parar na justiça, mas ainda assim, o impasse continua e todo o povo de Fortaleza sai perdendo. Não sei o que é pior, o fato do metrô está longe de virar realidade ou descobrir que na nossa cidade há um buraco que não tem serventia alguma.

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=22¬iciaID=14332

http://www.meionorte.com/noticias,metrofor-obra-parada-custa-us-6-mi,59503.html


Por Carlos Henrique Carvalho

domingo, 19 de julho de 2009

A sombra do parecer


Nada se torna tão desprezível,
Quanto uma flor a murchar em teu jardim,
E nada fazes para mudar a cor estranha,
Que se desmancha na sombra do teu parecer.

Podemos mudar o mundo? Talvez,
Apenas se parecer que tudo seja,
Diferente do que antes era,
Pois ninguém sabe o que aconteceu ao dia.

Mentiram ao contar a história,
E mesmo esta tímida vitória,
Inglória sombra do parecer,
Oculta o sentido naquilo que vivemos.

Ademais, seria loucura descrer na esperança,
Ainda ao saber que nada mais há no mundo,
Senão a miragem e a crença numa certeza,
Que cairá sobre nós como uma chama intensa.

Por Carlos Henrique Carvalho

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A tragédia anunciada



"O grande segredo da nossa doença oscila entre a precipitação e a negligência."
(Johan Wolfgang Von Goethe )


O que antes era especulação, agora é fato. Em apenas três meses, após atacar mais de 140 países, a gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1)chegou sorrateiramente ao Brasil e, como um efeito dominó, vai deixando um rastro de vítimas.

Por ser altamente infecciosa consegue atingir facilmente as pessoas, sem distinção de qualquer espécie e agora se alastra entre nós de forma trágica e inesperada. A gripe também conhecida como suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente.

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou, durante a abertura de um fórum internacional sobre gripe suína, no México, em 3 de julho, que a dispersão do vírus H1N1 pelo mundo "não pode ser mais contida". "Pelo que vemos hoje, com mais de 100 países registrando casos (da gripe), uma vez que uma pandemia de um vírus começa, sua dispersão internacional não pode ser contida", disse Chan, durante a abertura do fórum, na cidade de Cancún.

Há duas semanas, as autoridades da saúde no país anunciavam nas mídias que o problema estava contido, mas há pouco atualizaram as informações de que 11 pessoas morreram em consequência do problema e agora é perceptível notar que não será fácil conter o caráter epidêmico (para não dizer trágico) da doença.

Agora, nem mesmo todo o cuidado e controle trará a garantia quanto a resolusão do problema. Ainda assim, o Ministério da saúde recomenda alguns cuidados que devem ser tomados:

- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência em áreas afetadas.

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Evitar locais com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

Por fim, é preciso aceitar a idéia de que estamos diante de um problema muito maior e sério do que o esperado e começar a combatê-lo antes que a situação se configure de vez como algo insuportável. No site do Ministério da Saúde será possível encontrar informações necessárias sobre a doença, bem como a situação atual da gripe no país. O link segue abaixo.

http://portal.saude.gov.br/saude/


Por Carlos Henrique Carvalho

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Noticia do dia: Ronda do quarteirão sob suspeita


Lendo as noticias do cotidiano, uma me chamou bastante atenção, tendo em vista que algumas vezes escrevi sobre a questão: trata-se do propalado e midiático Ronda do quarteirão.

Para quem desconhece, o Ronda do quarteirão é um programa de segurança pública criado pelo Governo do Estado do Ceará visando atingir um padrão de excelência na segurança pública do Estado e diminuição do alto nível de violência. No entanto, continuamos vendo que o programa tem sido pura falácia e a reportagem que li há pouco ilustra fidedigna e claramente como se brinca com o dinheiro público. Pelo visto, esse "novo" jeito de fazer polícia tem de ser repensado novamente.

A reportagem se encontra no jornal O povo de 13/07/2009 e pode ser lida também no site:

http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/892895.html


Por Carlos Henrique Carvalho

domingo, 12 de julho de 2009

Aviso



"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra."
(Aristóteles)

Em função dos vários compromissos assumidos nas duas últimas semanas, o blog vem passando por escassez de postagens. Aos poucos retornarei a este espaço com a mesma intensidade e vontade que me motiva a escrever. As palavras que melhor expressam este momento são de autoria de Henry Ford, "Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso."

Por Carlos Henrique Carvalho