domingo, 31 de maio de 2009

Fifa divulga as cidades-sedes da copa de 2014


Agora é oficial. Saiu a lista das sub-sedes para a copa de 2014 no Brasil. Confirmada as expectativas otimistas, Fortaleza figura entre as 12 cidades escolhidas para sediar a primeira fase da copa do mundo. Todas as cidades nordestinas candidatas sairam vitoriosa: Natal(RN), Recife(PE)e Salvador(BA) confirmaram a vaga. Na disputa para ser a sede da Amazônia, Manaus(AM) venceu Belém(PA) e Rio Branco(AC) pelo seu projeto mais consistente. Já na disputa como representante do Pantanal, Cuiabá(MT) triunfou sobre Campo Grande (MS), capital do estado que contém a maior parte do Pantanal. Por sua vez, Goiania (GO) fica de fora por sua proximidade geográfica com Brasília(DF), capital obviamente favorecida por ser sede política do país organizador. No sul, Florianópolis(SC) não conseguiu superar Curitiba(PR) que vai poder sediar a copa.

Em ordem alfabética, entraram as cidades de:

Belo Horizonte
Brasília
Cuiabá
Curitiba
Fortaleza
Manaus
Natal
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo

Neste sentido, a partir de agora, o blog passa a postar sempre que houver novidades, qualquer coisa que diga respeito a melhoria da estrutura urbana das cidades envolvidas, levando-se em conta que muito deverá ser feito para que os municípios adquiram condição de receber um evento de tal porte. Da malha viária passando pelo incremento da rede hoteleira, acompanharemos de perto pelo próximos 4 anos, as mudanças que deverão ocorrer.

Para saber mais acesse:

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=259266&modulo=173

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1177312-9825,00-BRASIL+CONHECE+AS+CIDADES+QUE+RECEBERAO+PARTIDAS+DA+COPA+DE.html

http://www.opovo.com.br/esportes/881728.html

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3797172-EI306,00.html

http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=27573

Por Carlos Henrique Carvalho

sexta-feira, 29 de maio de 2009

As encruzilhadas do cotidiano


"É sempre mais fácil para um regime vender automóveis aos pobres do que elevar seu nível de vida, dar-lhes trabalho, escolas, moradias". (Jean-Paul Sartre 1905-1980)

Admira-nos a cada cotidiano vivido, a experiência mal extraída das situações que nos movem a algum lugar. A identidade do homem no mundo sempre foi e sempre será construída em função da sociedade e do sistema no qual ele está inserido. Isto envolve, o processo histórico, a cultura e o próprio sentido de pertença do homem. No entanto, raramente alguém se dá conta de qual o seu lugar no mundo. Do indivíduo que sai cedo para o trabalho àquele que vive boa parte do tempo no ócio, grande parte dos homens desconhecem o(s) sentido(s) naquilo que faz.

A média de vida do ser humano gira em torno dos 70 anos, embora, não estejamos certos em qual parâmetro concreto esta estatística se apóia. Mas o fato é que o tempo que se perde procurando coisas que não contribuirão para nossa formação como sujeito é demasiadamente maior do que o tempo que temos para fazer algo produtivo.

Quantas vezes nos encontramos ante os desafios, sem saber como agir? É precisamente contra qualquer inércia que devemos proceder. O propósito do indivíduo, qualquer que seja, não é o de apontar soluções, mas de despertar para o problema. Não é porque o mundo se encontra feio, sujo e mau que se torne insuportável de viver. Se ele não contesta e não reage a esta situação, ele não é nada.

A vida é sinônimo de luta, é resistência e o caminho do indivíduo passa cotidianamente por desafios sem fim, por conflitos sem tréguas e a sua identidade vai se reconhecendo, enfim, por meio deste processo.

Carlos Henrique Carvalho

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Infinito desejo



Para ELA, que sabe o porquê

Quando o coração busca o que deseja,
Nada mais pode segurar, ó não,
E na força do teu beijo nasce uma emoção,
Te amar, infinito desejo, flor do luar.

Não fujo ao ímpeto desse desejo,
Pois o coração fala mais forte que a emoção,
Vive a força de um sentimento que não passa jamais,
De um louco desejo de te amar.

Infinito desejo, louco sem medo,
Que expõe este coração sem segredos,
supera a dor ao te fazer única,
Cria a loucura de viver um amor perfeito.

Por mais que o tempo nos esqueça a toa,
Por mais que distante agora eu esteja de você,
Por mais que não se desfaça a dor do meu peito,
Por mais que se perca esse coração passageiro.

Não cessa esse infinito desejo de te amar.

Carlos Henrique Carvalho
Em 19/05/2009 Teresina - PI

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os dois lados de uma mesma moeda


Enquanto, as equipes do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza sentaram à mesa e chegaram a conclusão que a proposta orçamentária para viabilizar a copa do mundo de 2014 custará a salgada bagatela de R$ 9,2 bilhões, o povo do interior sofre no mar em que se transformou o outrora árido sertão do Ceará.

Só na região Centro-sul, a Defesa Civil estima que 5 mil pessoas estejam desabrigadas e passando por profundas privações materiais por conta das águas que ocupam as ruas de cidades interioranas.

Mas ainda assim, os governantes insistem em marcar reuniões para discutir quanto será gasto para organizar uma copa do mundo. Enquanto isso, perde-se tempo e o sonho de um desejo de mudança.

E assim caminha um país chamado ilusão...

Imagem extraída do sitio: http://www.icoenoticia.com/2008_03_30_archive.html
Por Carlos Henrique Carvalho

terça-feira, 5 de maio de 2009

O sentimento


Tão incerto quanto o fim da vida,
Louco como o assombro da paixão,
É somente o que surge de repente,
Logo se vai no rastro da saudade.

Há quem a julgue indescritível,
Mas todos reconhecem o seu apreço,
Em algum momento esquece-se as palavras,
E toda a ação se resume em beijos.

Mas se porventura alguém sentiu,
por certo não soube descrever o que era,
Perdido nos (des)caminhos da paixão,
Afinal, são palavras ou emoções?

Sabemos da dor que a distância de quem amamos,
Traz em nossos peitos dilacerados,
Porém o mais louco sentimento se renova,
Quando os olhares traduzem a intensidade da emoção.

Carlos Henrique Carvalho